GOIABEIRA PALUMA ENXERTADA NO BRS GUARAÇÁ
Primeira tecnologia altamente eficiente para o controle do nematoide-das-galhas, considerado o principal desafio da cultura da goiaba no país. A cultivar BRS Guaraçá é uma planta híbrida, que mistura características de goiabeira (P. guajava) e de araçazeiro (Psidium guineense), para ser utilizada como porta-enxerto.
A cultivar foi desenvolvida por meio de melhoramento genético, a partir de cruzamentos de duas espécies de Psidium, tendo como planta mãe um acesso de goiabeira e como planta pai um de araçazeiro. Os materiais utilizados foram selecionados após avaliação de uma centena de genótipos de araçás resistentes ao parasita, coletados de Norte a Sul do país e também no Caribe.
O híbrido resultante desse cruzamento possui 50% do genoma de goiabeira, minimizando a incompatibilidade com as cultivares copa, entre as quais o baixo porte do araçazeiro.
Nas avaliações do enxerto da BRS Guaraçá com as principais variedades comerciais de goiabeira – “Paluma” e “Pedro Sato” –, não foram observadas exsudações, rachaduras no caule das plantas enxertadas ou diferenças de diâmetro no local da enxertia, indicando a sua compatibilidade. As cultivares enxertadas apresentaram produção em torno de 40 toneladas de frutas por hectare, em colheitas realizadas 30 meses após o transplantio, com altura das plantas superior a dois metros.
Espaçamento de plantio
6m X 4m (424 pl/hec)
6m X 3m (555 pl/hec)
5m X 3m (666 pl/hec)